Image Map

Breve nota sobre Poesia e Prosa Medievais (org. de Maria Ema Tarracha Ferreira)

06/07/2014



A Idade Média, considerada desde o Romantismo a época mais importante na formação da civilização europeia, caracteriza-se por valores culturais de inspiração clássica, mas subordinados a finalidades éticas e religiosas, isto é, cristianizados.


Este livro, organizado por Maria Ema Tarracha Ferreira, apresenta-nos um “essencial” da literatura medieval portuguesa, com textos de vários tipos e proveniências, para além de uma excelente introdução sobre o tema (que explica e contextualiza a literatura dessa época). O livro contém cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e maldizer e textos literários e não-literários.

Quanto à linguagem e à ortografia, «no intuito de simplificar a leitura dos textos em prosa, abstraímos do rigor filológico e actualizámos a ortografia; conservaram-se, porém, as características fonéticas mais representativas da fase arcaica, assim como se mantiveram as grafias que denunciam uma pronúncia diferente da actual, mas que ainda hoje persiste na linguagem popular.»

Ou seja, actualizou-se a ortografia no que foi possível. Mesmo assim, os poemas e os textos não são muito fáceis de entender (precisamente por causa da grafia), mas o problema resolve-se com as notas que estão no fim do livro, que funcionam quase como um dicionário. O defeito das notas é que, no poema ou no texto, não estão assinaladas, o que dificulta a sua consulta/pesquisa.

De resto, o livro é bem organizado, mostrando ao leitor as várias vertentes da literatura medieval.


Imagem: Paco Meléndez.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...