Image Map

A Grande Guerra na obra de Henry de Groux

13/07/2014


Soldados mortos numa trincheira. Via British Library.

Soldados a carregar um ferido de guerra. British Library.

Soldados a partir para a guerra. British Library.

Soldados com máscaras de gás. Via British Library.

Soldados com máscaras de gás. Via Art of the First World War.


Primeiro. Henry de Groux foi um pintor simbolista belga (1866 - 1930). O seu Christ aux Outrages é considerado a sua obra-prima, retratando Cristo a ser linchado por uma multidão. No livro de Giovanni Papini, O Passado Remoto, de Groux é retratado como sendo um louco, apesar de bom artista, pelo que «a sua arte era concebida pelos signos do turbilhão e do furor».

Segundo. Esta descrição da sua arte explica os seus traços enérgicos e talvez o porquê da temática hoje aqui apresentada. A primeira guerra mundial foi, para as pessoas que a viveram, um acontecimento traumático e de grande mudança, a todos os níveis que se possa imaginar. No caso de Henry de Groux, para além de ler as notícias bastante descritivas do horror da guerra, assistiu ele próprio aos acontecimentos.

Terceiro. Creio que se nota bem, especialmente na primeira e segunda gravura, o aspecto fatídico e interminável da Grande Guerra. Há uma grande quantidade de arte sobre o assunto, não só pintura, como também literatura, numa tentativa de compreender o que se sucedeu, numa tentativa de mostrar indignação e revolta. Talvez numa tentativa de superar o trauma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...