Image Map

Murders In The Rue Morgue

13/05/2011

Desengane-se quem pensa que literatura é uma arte por si só na medida em que não se pode associar a outras formas de expressão artística (para além, obviamente, dos filmes). Qualquer arte pode pegar na literatura e fazer o que quiser com ela, digamos assim. A música é um belo exemplo disso, já que existem músicas que são baseadas em livros.

Decerto que Murders In The Rue Morgue não é um nome estranho aos leitores. A famosíssima narrativa de Edgar Allan Poe conta a história de um brutal assassinato protagonizado por um gorila que estava a imitar o seu dono a barbear-se (sim, isto foi um spoiler, mas não retira emoção à história). De destaque nesta breve narrativa, para além das extraordinárias deduções de Dupin, é o horror que é característico a Poe, transmitido pelas suas descrições.

A história inspirou os Iron Maiden a fazerem uma música fantástica, com o mesmo nome. É curioso reparar na música e compará-la com a história, principalmente o seu ritmo rápido que demonstra o medo e hesitação do principal suspeito (o dono do animal) ao mesmo tempo que contrasta com o ambiente sombrio do local do assassinato descrito por Poe. Não há que dar demasiada atenção a este último aspecto, uma vez que a música apenas fala da perspectiva do suspeito, na medida em que a história original o permitiu.

Claro que a música não é uma réplica fiel da história, e não podemos, só por ouvi-la, dizer que já conhecemos a narrativa de trás para a frente (já que não conta a historiazinha toda). Contudo, é um bom incentivo para a descoberta da obra de Poe – e vice-versa.

É caso para dizer que Edgar Allan Poe e Iron Maiden foram as melhores coisas que nos aconteceram. A tão falada música:

*Música presente no álbum Killers, de 1981. Neste mesmo álbum também está presente uma continuação da música, Innocent Exile.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...