Image Map

Como ler 50 livros por ano

30/04/2011

Ler 50 livros por ano parece ser uma tarefa difícil, senão mesmo impossível, porém não o é. Mas porque é que alguém se lembraria de ler livros à pressão, de ler até as lágrimas virem aos olhos, de ler até não conseguir ver mais nada?

Sinceramente, não sei; a ideia não foi minha, mas aproveitei-a ao máximo. Encontrei esta ideia genial algures na internet como uma espécie de desafio e nunca mais lhe liguei nenhuma, até que chegou o dia em que eu tinha 70 e poucos livros nas prateleiras à espera de serem lidos e decidi que tinha que fazer alguma coisa urgente quanto a eles (ir ao psiquiatra resolver o meu problema com livros não era uma opção).

Assim, lembrei-me de ler 50 livros este ano, porque ler aos 30 ou 40 não era suficiente para mim. Se tivermos uma boa planificação (e vontade, também é precisa), é meio caminho andado. Cada um planeia como lhe convém, mas creio que seleccionar previamente 50 livros a serem lidos no ano seguinte seja o mais acertado de se fazer, para depois não se perder tempo necessário a procurar e escolher livros.

Há que ter cuidado com a escolha dos livros: 50 livros por ano dá um livro por semana e ainda sobram duas semanas (para descanso, para aqueles dias em que não dá mesmo para ler, em caso de doença, etc., etc.). Ou seja, estamos confinados a ler um livro por semana e portanto não nos podemos dar ao luxo de ler um livro de 500 páginas nesse curto espaço de tempo (podemos tentar, contudo). Livros pequenos e de fácil leitura, por exemplo, de escritores que já conhecemos bem, são os mais acertados.

Quem é estudante irá deparar-se com aquelas semanas em que se tem mesmo que estudar e, nesses dias, a leitura será mais difícil, porque tem-se estes 50 livros mais os livros técnicos. O aconselhável, nestas alturas, é ler os livros mais pequenos que temos reservados. Podemos não estudar, mas isso não convinha…

Arranjar tempo é essencial. Se os livros escolhidos forem de cento e poucas páginas, dá-nos aproximadamente 15 páginas por dia. Não são muitas páginas, é um número acessível; mesmo assim devíamos aproveitar aqueles espaços de tempo vazios em que nada se faz, como ler no autocarro, ler quando esperamos por alguém, ler quando estamos num consultório médico à espera de sermos atendidos, ler quando almoçamos sozinhos, etc., etc.

Para quem, como eu, quer ler 50 livros para diminuir a sua lista de espera, não convinha comprar uma imensa quantidade livros, caso contrário o objectivo de ler 50 livros vai pelo cano abaixo. Resistir à compra de livros é difícil, pelo que temos que comprar o principal ou escolher eventos específicos como uma feira do livro para comprá-los, o que diminui o volume de livros adquiridos. Contudo, se lermos 50 livros já é uma boa quantidade, pelo que podemos alargar os bolsos e continuar a comprar livros. Fica ao critério de cada um, pois depende de quantos livros temos em lista de espera.

Independentemente de termos livros em espera, podemos ler 50 livros por ano, pois sempre ficamos mais cultos e instruídos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...