Image Map

Aleatoriedades sobre a leitura

03/09/2012

Pintura de Renoir encontrada aqui.
Tinha guardado este texto desde Janeiro e nunca o tinha publicado não sei por que razão. Lembrei-me dele enquanto estava a organizar a pasta do hvr no meu pc e aproveitei para publicá-lo. Mais vale tarde que nunca, certo? Ei-lo:

Estava a navegar pela internet quando entrei no Booking Through Thursday e deparei-me com uma série de perguntas interessantíssimas que se faz a um leitor. Nunca fiz aqui no hvr uma rubrica dedicada a este tipo de memes, mas decidi responder a este por duas simples razões.

A primeira, é que as perguntas são poucas (nada que se compare àquelas listas enormes de 50 ou mais questões); a segunda, é que as mesmas não são complicadas, isto é, não nos pedem para escolher só uma citação ou só um livro preferido, o que obriga a uma imensa reflexão. Eis as perguntas, devidamente traduzidas pela minha pessoa, e as respectivas respostas:

1. Qual é a tua altura preferida do dia para ler?
Para vos ser sincera, qualquer uma, dependendo do meu humor e da minha disposição. Normalmente, gosto mais de ler depois do almoço, na entrada da casa da minha avó que, mesmo em tempo de rigoroso inverno, tem uma luz fantástica (pois metade das portas são de vidro).

2. Lês durante o pequeno-almoço (assumindo que tomas pequeno-almoço)?
Só comecei a tomar pequeno-almoço há poucos meses e, por norma, costuma ser tão corrido que só tenho mesmo tempo de o tomar. Quando estou de férias, naturalmente que fico com mais tempo, mas mesmo assim não leio durante esta refeição. Aliás, não leio durante nenhuma refeição porque não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

3. Qual é a tua comida de pequeno-almoço preferida (notando que esses alimentos podem ser comidos a qualquer altura do dia)?
Cereais e fruta, mas normalmente só bebo um iogurte líquido no pequeno-almoço propriamente dito e, depois como qualquer coisa a meio da manhã.


4. Quantas horas por dia passas a ler?
Depende muito da minha disposição e do meu tempo. Como leio intermitentemente, não costumo me aperceber do tempo que passo a fazê-lo.

5. Lês mais ou lês menos do que lias, digamos, há 10 anos?
No que se refere ao ritmo de leitura, leio muito menos! Há 10 anos não tinha problemas de visão e conseguia ler um livro em dois dias. Agora os meus olhos cansam-se facilmente e não me posso dar a esse luxo.

No que toca à quantidade de livros, leio muito mais, pela simples razão de que 10 anos atrás eu tinha 10 anos e preocupava-me mais em brincar do que em ler.

6. Consideras-te como um leitor que lê rápido (speed reader, no original)?
Não. Para além do facto referido acima, eu tenho a mania de parar a leitura para reflectir no que acabei de ler (se o achar necessário); por vezes chego mesmo a anotar passagens no meu bloco de notas.

7. Se pudesses ter qualquer super-poder, qual seria?
Ler um livro por minuto, assim talvez tivesse tempo de ler todos os livros que quero ler! Ou então ter uma memória excepcional, lembrando-me de coisas que fiz cinco anos atrás, por exemplo...

8. Levas sempre contigo um livro para onde quer que vás?
Sempre. Rigorosamente. Mesmo que só demore 5 minutos, mesmo que saiba que não vá ler, levo sempre um livro comigo. Creio que seja uma questão de hábito. Por vezes, quando estou a acabar de ler um livro, levo esse e outro, não vá eu acabar a leitura e ficar sem nada para ler...

9. Que tipo de livro?
O que leio. (É nada...) Talvez os leitores já se aperceberam pelos títulos que estão presentes neste blogue ou talvez não, mas eu digo na mesma: adoro literatura do século XIX e tento sempre ler algo que caiba nesse espaço cronológico.

10. Quantos anos tinhas quando tiveste o teu primeiro cartão de biblioteca?
Eu não tenho cartão de biblioteca porque não a uso: eu tenho uma mania de comprar livros e de ter a minha própria biblioteca. Claro que as bibliotecas são precisas e, quando chega a minha vez de a usar, peço o cartão de algum amigo. Todavia, uso normalmente a biblioteca da universidade e, para isso, basta-me o cartão de estudante.

11. Qual o livro mais velho que tens na tua colecção (cópia física mais velha? Mais velho da tua colecção? O copyright mais velho?)?
Tenho uma edição de Os Mortos Mandam, de Vicente Blasco Ibáñez. Apesar de ter feito imensas pesquisas, não consegui descobrir ao certo o ano da edição em questão, mas sei que tem cerca de 100 anos, mais coisa, menos coisa (não sendo anterior a 1909, ano em que o livro foi publicado).

12. Lês na cama?
Sim. Em boa verdade, leio em qualquer lugar, mas tenho de convir que não há lugar mais confortável do que a cama.

13. Escreves nos teus livros?
Sim, faço anotações nos meus livros (anotações que, naturalmente, tenham que ver com o livro) e também sublinho passagens. Não consigo ler sem fazer isso.

14. Se pudesses dar um conselho a um novo leitor, qual seria?
Primeiro que tudo, que a leitura tem que ser um prazer. E, assim sendo, tem que ler o que quer, quando quer e como quer. O facto de se obrigar alguém a ler e não dar qualquer hipótese de escolher o livro, regride o hábito de leitura. Porquê obrigar um jovem a ler um livro que não quer? Não faz sentido e o jovem ainda é capaz de ficar com trauma de leitura.

Acredito que ler um livro por obrigação não seja o mesmo que ler por gosto. Mais: qualquer coisa que se faça por obrigação, faz-se com um pé atrás. A natureza humana não suporta obrigações.  Esta é apenas a minha opinião.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...