Image Map

Histórias do Bom Deus, de Rainer Maria Rilke

27/07/2011


Pelo título do livro, podemos chegar à conclusão que é deveras moralista, que nos impinge religião, que nos tenta convencer que o que acreditamos é estúpido e, assim, tenta converter-nos ao cristianismo. Desenganem-se.

Pois, isto tudo é falso. Este livro é exactamente o contrário: apenas demonstra a busca de Deus por parte das personagens e nada mais. Não nos empurra religião pelas goelas abaixo, pelo que é um livro que respeita o leitor.

Adiante. Este livro é um conjunto de treze histórias que têm em comum a procura individual de Deus. Apesar de o livro estar dividido, as histórias são para serem lidas de seguida, porque têm um fio condutor: o narrador das mesmas. Por outras palavras, é o narrador a contar a história de como contou as suas histórias.

Outro fio condutor do livro são as crianças. O narrador preocupa-se em que as crianças tomem conhecimento das suas histórias, porém tem medo de as contar às próprias crianças já que acredita que elas não entenderiam as suas palavras.

Como os leitores já concluíram, e desta vez com razão, o livro está escrito duma maneira simples e coloquial, sendo bastante agradável a sua leitura. Todavia, não pensem que Rilke deixou de guardar espaço para reflectir (duma maneira filosófica) sobre diversos assuntos, entre os quais a morte e a infância.

Por causa dessa densa escuridão que fica para trás de nós e com a qual mantemos relações tão frágeis e inseguras. Que tempo esse! Depositámos nele as nossas primeiras emoções, o princípio todo, toda a confiança, o germe de tudo aquilo que um dia talvez devesse vir existir. E de repente compreendemos: isso tudo afundou-se no mar e nem sequer sabemos ao certo quando. Não demos por isso.

Em suma: um livro com tema bastante conhecido e falado, mas escrito duma maneira que o torna único; o que prova que a maneira como se escreve é muitíssimo importante num livro.

*Imagem: quadro do pintor Albert Samuel Anker, cujo pormenor encontra-se na capa do livro. Quadro encontrado aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...